Eletrificação chega a Serraria
Dezenas de famílias que residem no povoado Serraria, município de Esperantinópolis, estão prestes a sair da escuridão, literalmente. A comunidade, em pleno século 21, ainda carecia de energia elétrica. O programa está sendo executado através de parceria entre a Prefeitura de Esperantinópolis e a CEMAR.

O prefeito Dr. Raimundinho manifestou-se sobre mais esses avanços significativos conquistados durante sua gestão.

“Serraria é um povoado que se localiza em cima de uma chapada de difícil acesso. Em decorrência, tenho um carinho especial pela comunidade. Solicitei pessoalmente ao Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, a inclusão desta e de outras comunidades no programa Luz para Todos do Governo Federal. Graças a esses esforços, a comunidade será beneficiada. A Gerente Regional nos garantiu que a comunidade da Serraria será energizada na segunda-feira”, revelou o prefeito Raimundinho, muito eufórico.

Nesse ímpeto, a atual administração do município, objetiva assegurar o acesso à energia elétrica gratuitamente para mais famílias na zona rural do município. A eletrificação representa mais desenvolvimento social e econômico. A chegada da energia elétrica no meio rural facilita o acesso aos serviços de educação, saúde, abastecimento de água e saneamento.
Dr. Raimundinho no Escritório da Regional da Cemar em Bacabal.
entre seu secretário de Obras Otoniel e Layse, gerente regional
“Assim que a energia for instalada, presentearemos a comunidade com um televisor ligado a uma antena parabólica em área pública. Logo e seguida, a perfuração de um poço artesiano com rede de distribuição de água potável para todas as casas. Essa é uma ação da Funasa que foi resgatado em nosso primeiro ano de mandato”, assegurou o prefeito Raimundinho.
Continua...

O prefeito Dr. Raimundinho já mapeou as pequenas comunidades que não são servidas de eletrificação rural para que sejam incluídas no Programa. As obras de infraestruturas para a execução do programa que vão garantir energia para mais moradores das regiões rurais de Esperantinópolis.

As ações na zona rural de Esperantinópolis integram o Luz para Todos, programa do governo federal coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado por meio de concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural e parcerias com os estados com objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico na zona rural dos municípios brasileiros.

Raimundinho não cansar de buscar melhorias para as populações urbana e rural. Em pouco tempo, Esperantinópolis poderá se orgulhar de não possuir mais nenhuma comunidade em suas fronteiras sem energia elétrica.

O vereador Carlos Barroso está muito satisfeitos com a ação da atual gestão municipal de Esperantinópolis.

“Estou muito feliz com a eletrificação da Serraria, parabenizo o prefeito Raimundinho e aviso que estarei pessoalmente na comunidade no momento em que a energia for instalada. É uma comunidade formada por um povo maravilhoso e humilde. Quero estar junto desse povo que sempre ansiou esse beneficiou que agora está chegando. Vou parabenizar o meu amigo Zequinha, pai de 12 filhos, morador do povoado. Finalmente a eletrificação chegou! E com humildade, gostaria de ressaltar que a eletrificação do Povoado Serraria atendeu a um requerimento de minha autoria, aprovado pelos colegas vereadores no ano passado”, declarou o vereador Carlos Barroso.
Barroso ao lado do amigo Zequinha, morador do
Povoado Serraria
O povoado Canafistula é a bola da vez para receber eletrificação.

“Estivemos no escritório regional da Cemar em Bacabal e fomos bem recebidos pela gerente Layse. Fomos combinar a inauguração a eletrificação do povoado Serraria e aproveitei a oportunidade para solicitar mais uma vez a mudanças das redes de energia elétrica dos povoados Coroatá, Verdum, Bela Vista e Lago do Sigismundo e também pedi a viabilidade para uma rede de São José do Giquiri ao povoado Canafístula de Esperantinópolis. Na oportunidade, solicitei o programa social que visa a troca de geladeiras velhas por nova para beneficiar às famílias de baixa renda de nosso município”, informou o prefeito Dr. Raimundinho.

E para finalizar, o prefeito de Esperantinópolis concluir o seu depoimento visivelmente emocionado com a ação que em poucos dias resgatará uma comunidade inteira da escuridão, proporcionando-lhe os confortos da modernidade através da energia elétrica.


“O povoado Serraria sofre muito com falta de água; por se localizar em alta altitude não tem água no verão. A pouca água que abastece a comunidade é captada das chuvas através de coleta simples, utilizando o teto e armazenando em cisternas. Esse projeto foi feito por uma instituição americana chamada Action Way. Agora sim, um sonho realizado: Luz para Todos do Governo Federal e, logo em seguida, água potável”, finalizou o prefeito Raimundo Jovita, popularmente conhecido como Dr. Raimundinho.

Mais imagens do Luz para Todos chegando no Povoado Serraria



Comentários do Blogger

3 Comentários

  1. Meu caro amigo Carlos é tão difícil falar a verdade mesmo quando todo mundo sabe que a eletricidade no povoado Serraria foi um projeto do senhor Aluizinho junto a CEMAR e não o prefeito.conta outra pra vê se da pra poder agent3e dentar ver se acredita.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo Carlos é tão difícil falar a verdade mesmo quando todo mundo sabe que a eletricidade no povoado Serraria foi um projeto do senhor Aluizinho junto a CEMAR e não o prefeito.conta outra pra vê se da pra poder agente tentar ver se acredita.

    ResponderExcluir