Grandes centros: Dino cai e Lobão Filho cresce
Em São Luís, Imperatriz, Caxias, Timon e Santa Inês, redutos da oposição, peemedebista atinge patamar considerado "estimulante" por aliados.
Gilberto Léda
A TV Guará apresentou ontem em seu site dados pormenorizados, por município, dos cenários da disputa pelo Governo do Estado, segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Exata entre os dias 3 e 7 deste mês.
Em São Luís, Imperatriz, Caxias, Timon e Santa Inês, cinco dos principais colégios eleitorais do Maranhão, os números apontam para o enfraquecimento da candidatura do ex-presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), e a consolidação do pré-candidato do PMDB, senador Edison Lobão Filho (PMDB).
Além disso, as cinco cidades são administradas por prefeitos ligados aos candidatos da oposição: Edivaldo Holanda Júnior (PTC), Sebastião Madeira
(PSDB), Léo Coutinho (PSB), Luciano Leitoa (PSB) e Ribamar Alves (PSB), respectivamente.
Na capital maranhense, por exemplo, foram aplicados 320 questionários. Dos que responderam já ter candidato a governador, 26% disseram votar no peemedebista. Flávio Dino aparece com 52%.
Em Imperatirz, onde foram ouvidos 130 eleitores, os números são parecidos e considerados "estimulantes" pela coordenação de pré-campanha do peemedebista. Lobão Filho tem 25%, contra 52% do comunista. É um patamar que nem mesmo a governadora Roseana Sarney (PMDB) atingiu na cidade, apesar da aliança só recentemente quebrada pelo prefeito Sebastião Madeira, que até a semana passada ainda era tido como governista, devido ao acordo que mantinha como ex-pré-candidato Luis Fernando Silva (PMDB).
Já em Caxias, Timon e Santa Inês, cujos prefeitos são intimamente ligados a Flávio Dino, o desempenho do comunista é considerado abaixo da crítica. Em nenhuma dessas três cidades ele ultrapassa a casa dos 50%.
Na primeira, foram aplicados 95 questionários e Flávio Dino aparece com 49%, contra 27% de Lobão Filho. Na segunda, mais 95 questionários, para um resultado de 42% a 25%; e na terceira, 49% a 20%, com 45 questionários aplicados.
Se, de um lado, foram encarados com entusiasmo pelos aliados do peemedebista Lobão Filho, os números atingidos nesses cinco municípios ligaram o alerta entre os comunistas, principalmente porque a estratégia da oposição é tentar sair com o máximo de "gordura" possível dos grandes centros, para evitar uma "virada" nos demais municípios, onde os peemedebistas têm mais força eleitoral.
A pesquisa Exata/TV Guará foi realizada entre os dias 3 e 7 de maio e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número 010/2014. Foram ouvidos 2 mil eleitores em 45 municípios do Maranhão. A margem de erro é da consulta geral é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um índice de confiança de 95%.
Mais
Ao comentar, na semana passada, os números da pesquisa Exata/TV Guará, o senador Edison Lobão Filho (PMDB) disse acreditar que "cresceu mais". Segundo ele, "novas pesquisas" devem atestar seu melhor momento.
Comentários do Blogger
0 Comentários