Senador José Sarney é homenageado pela Secretaria de Saúde e fez críticas à oposição maranhense.

O ESTADO DO MARANHÃO.



Foto: Biné Morais
Senador José Sarney discursa

O senador José Sarney (PMDB-AP) fez duras críticas à oposição maranhense, ontem, ao discursar durante a inauguração das novas instalações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), no Calhau.
Homenageado com um quadro e uma citação sua na sala de videomonitoramento das unidades de saúde estaduais, o peemedebista agradeceu a deferência, reclamou que setores oposicionistas lhe "faltam com o devido respeito" e argumentou que os críticos do programa Saúde é Vida nunca fizeram nada pelo Maranhão. "Essa gente que fala, quando falarem, eu peço a vocês, perguntem: 'Onde você colocou um prego numa barra de sabão em favor do Maranhão?’. Perguntem o que fizeram pelo Maranhão. E eu posso dizer: nada!", afirmou.
O senador aproveitou a oportunidade para relembrar alguns de seus feitos pelo estado durante sua passagem pelo Governo do Maranhão e pela Presidência da República e destacou a importância da Constituição Federal, promulgada quando ele era o presidente, para a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS).
E reclamou do que considera "falta de respeito". "Se na minha terra muitas vezes alguns me faltam com o devido respeito que eu mereço, eu posso dizer que nacionalmente, internacionalmente, e mesmo aqui, nunca ninguém teve motivos senão de me tratar com o devido respeito, porque eu sempre procurei duas coisas na vida: ajudar os outros e ajudar o meu estado", completou.
José Sarney voltou a argumentar que o IDH, usado pela oposição como ferramenta para apontar que o Maranhão é um dos piores estados da federação, "é um índice de países ricos". De acordo com esse indicador, o Brasil é apenas a 85ª nação do mundo. "E o Brasil é a quinta maior economia do mundo", pontuou.
Segundo ele, o indicador correto para medir riqueza e pobreza é o PIB. Nesse quesito, o Maranhão é o 16º estado do Brasil. "O Maranhão, dizem, é um estado pobre, é o último do Brasil. Divulgaram isso. Gente, o Maranhão é o 16º estado do Brasil. Nós estamos na frente de Mato Grosso do Sul. Mas eles não diz. Porque o Maranhão cresceu", analisou.

Sarney anuncia vinda de Dilma para campanha

O senador José Sarney (PMDB-AP), declarou ontem, em entrevista a O Estado após a inauguração das novas instalações da Secretaria de Saúde, que a presidente Dilma Rousseff (PT) garantiu às lideranças do PMDB no Maranhão, em recente jantar em Brasília, que virá fazer campanha para o senador Lobão Filho ao Governo do Estado.
A petista esteve com o próprio Sarney, com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e com o pré-candidato governista em evento no Palácio do Jaburu, em Brasília, a convite do vice-presidente, Michel Temer (PMDB)
"A Dilma virá aqui ao Maranhão para apoiar o senador Edison Lobão Filho", garantiu Sarney.
Segundo o senador, a aliança PT-PMDB também foi alvo de conversas durante o encontro. A ele, a presidente confirmou que os dois partidos estarão novamente unidos na eleição deste ano. "Em relação ao Maranhão, conversou-se sobre a decisão, que já foi tomada, que é da aliança do PT com o PMDB apoiando nosso candidato aqui", destacou.

Mais

Durante o discurso, o senador José Sarney contou o episódio em que o deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB) foi espancado e preso nas dependências do Rio Poty Hotel, depois de haver-se negado a conversar com um aliado do então governador Jackson Lago (PDT). De acordo com o peemedebista, nas sua passagem pelo governo foi marcada pela "paz". "Teve um governo aqui que foi, há pouco tempo, nosso adversário. O que ele fez? Pegou o deputado Francisco Escórcio, deu-lhe uma surra e prendeu no Hotel Poty [Rio Poty Hotel]", relatou.

Comentários do Blogger

1 Comentários

  1. JOSÉ SARNEY! ESSE SABE O QUE DIZ E A EXPERIENCIA LHE ACOMPANHA AO LADO DE SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA DE TRABALHO E LUTA PELO MARANHÃO. NA ARTE DE FAZER POLÍTICA ELE SABE COMO NENHUM OUTRO, ISSO É PROVADO AO LONGOS DE SUA VIDA PÚBLICA E TODOS OS MARANHENSES E BRASILEIROS CONHECEM A CAPACIDADE QUE ESSE HOMEM TEM EM TRABALHAR UMA ELEIÇÃO. VAMOS VER O QUE VAI ACONTECER.

    ResponderExcluir