Campanha no Maranhão terá seis candidatos
Lobão Filho reúne o maior número de partidos e tem a maior base de apoio no interior, com 196 prefeitos aliados.
Com a definição do candidato do PCdoB ontem, a disputa pelo Governo do Estado terá, no Maranhão, seis postulantes. Só a chamada ultaesquerda, que reúne partidos de ideologia marxista, leninista e trotskista, terá três representantes: Antonio Pedrosa (Psol), Saulo Arcangeli (PSTU) e Josivaldo Corrêa (PCB). Além deles, disputam o governo o senador Edison lobão Filho (PMDB), o comunista Flávio Dino e o médico Zeluís Lago, do PPL.
Lobão Filho tem a maior coligação, reunindo 18 partidos. Também tem o apoio de 30 deputados estaduais, 12 deputados federais e nada menos que 196 prefeitos, reunindo o maior grupo político do estado. O candidato do PMDB pretende registrar logo a sua candidatura para iniciar a campanha propriamente dita, no contato com o eleitor em todos os municípios do estado.
Candidato há mais tempo na disputa - desde 2010 -, o comunista Flávio Dino reúne nove partidos em sua coligação - que vão da extrema direita à extrema esquerda. Para garantir um tempo maior na propaganda eleitoral, negociou seu apoio ao candidato do PSDB a presidente, senador Aécio Neves (MG). Mesmo assim, tenta esconder sua ligação com o tucano nas reuniões no interior.
O médico Zeluís Lago entra na disputa com o espólio do irmão, o ex-governador Jackson Lago (PDT). Conseguiu a legenda do PPL e dará palanque no Maranhão ao candidato do PSB a presidente, Eduardo Campos. A campanha de Zeluís deverá ser focada na TV.
Completam a lista de candidatos os ultra-esquerdistas Saulo Arcangeli, Antonio Pedrosa e Josivaldo Corrêa. PSTU, PSOL e PCB tentaram, mais uma vez, formalizar coligação à disputa. Mas o radicalismo das posições de cada uma das legendas impediu, de novo, a aliança.
Além da disputa entre Lobão Filho e Flávio Dino, a eleição terá também uma disputa pelo terceiro lugar, que deve se dar entre Zeluís Lago e Antonio Pedrosa. Os demais candidatos marcarão apenas posição na disputa, aproveitando a propaganda para divulgar o partido.
Mais
Apenas uma mulher estará disputando as eleições majoritárias deste ano no Maranhão. A professora Ana Paula Albuquerque será companheira de chapa de Saulo Arcangeli, do PSTU. Única mulher cotada para concorrer ao governo, Eliziane Gama (PPS) abriu mão para se alinhar ao projeto do comunista Flávio Dino.
O ESTADO DO MARANHÃO
Comentários do Blogger
0 Comentários