Pesquisa aponta vitória de Flávio Dino com 57,8% dos votos contra 23,1% de Lobão Filho
A nova rodada da pesquisa DataM contratada pelo jornal Atos e Fatos revelou que Flávio Dino (PCdoB) mantém a dianteira na disputa pelo Governo do Maranhão. A pouco mais de um mês para o dia das eleições, o oposicionista possui 57,8% das intenções de voto dos maranhenses contra 23,1% do segundo colocado, Lobão Filho (PMDB).
A pesquisa foi realizada após a primeira semana do horário eleitoral gratuito, em que se pode identificar a preferência do eleitorado em relação ao período mais quente da campanha. A distância que separa Flávio Dino do segundo colocado é de 34 pontos de diferença. Em terceiro lugar aparece Zé Luis Lago (PPL) com 1%, Professor Josivaldo (PCB) com 0,9%, Luís Pedrosa (PSOL) tem 0,4% e Saulo Arcangeli (PSTU) teve 0,3%. Brancos e nulos somam hoje 10,2% dos eleitores e não sabem ou não responderam, 6,4%.
Dino também lidera o voto espontâneo (quando o eleitor não é apresentado ao nome dos candidatos). Neste quesito, Dino possui 41,8% das intenções de voto e Lobão Filho possui 14,9%.
Já em uma disputa direta entre Flávio Dino em Lobão Filho, em um eventual segundo turno, 62% dos maranhenses afirmam que votariam em Flávio Dino contra 24,1% dos que afirmam que votariam em Lobão Filho. Neste cenário, brancos e nulos somam 8,7% e não sabem ou não responderam, 5,2%.
Rejeição
A pesquisa apurou também a rejeição do eleitorado em relação aos candidatos que disputam o comando do Palácio dos Leões a partir de 1º de janeiro de 2015. Confrontados com a pergunta “em quem não votaria de jeito nenhum”, 44% dos eleitores informaram rejeitar Lobão Filho, enquanto 12,8% disseram não votariam em Flávio Dino. 8,3% não votariam em Luís Pedrosa, 3,8% em Zé Luís Lago, 3,4% em Professor Josival e 2,4% em Saulo Arcangeli.
2,5% disseram que poderiam votar em todos e 7% disseram que não votariam em nenhum. Não sabem quem rejeitam ou não responderam à questão 15,9%.
A pesquisa DataM foi a campo entre os dias 21 e 24 de agosto e entrevistou 1.400 pessoas de todas as regiões do Maranhão. A pesquisa tem margem de erro de 3% para mais ou para menos e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo 037/2014.
Senado
O candidato da oposição apoiado por Flávio Dino, Roberto Rocha (PSB), também está na dianteira nas pesquisas de intenção de voto. Rocha tem 29% das intenções de votos contra 20% de Gastão Vieira. Haroldo Sabóia, do PSOL, tem 5,6%; Marcos Silva (PSTU) tem 4%. Brancos e nulos somam 24%.
No índice de rejeição também é o candidato da família Sarney, Gastão Vieira, que lidera com 17%. Ele é seguido por Saboia, com 11% e Rocha, com 9%.
Comentários do Blogger
4 Comentários
Pesquisa, de encomenda do comitê de flavio dino, quem disse que tem credibilidade? Vou esperar a do IBOPE, e mesmo assim continua com a confiança de Lobão vencer as eleições. Temos mais de 30 dias para a realização da eleição, e é justamente nesse período que muita coisa vai acontecer. Ninguém se espante com uma virada de mesa do Lobão, afinal de contas, a maioria nunca foi e não é de 30 pontos de diferença, as pesquisas internas da coligação PMDB e aliados, mostram que a realidade é bem menor, muito menor mesmo e vai ser superada em menos de 30 dias.
ResponderExcluirA OPOSIÇÃO ESTÁ ENGANADA DE MUITO TEMPO, O FILME VEM SENDO RODADO E O PIOR É QUE QUEM JÁ VIU VAI TER QUE VER NOVAMENTE, MESMO SEM QUERER. PARA QUEM QUER É UM COLIRIO, PARA QUEM NÃO QUER, É TERRA NOS OLHOS. BORA PRÁ FRENTE E RAMO VÊ.
ResponderExcluirEstamos em pleno século XXI, se o povo maranhense, apesar do alto grau de analfabetismo que assola o Estado, permitir ao Edinho 30, que enricou quando pai foi governador, e de que modo? -- com muita roubalheira -- for eleito governador deste Estado, vai se tornar um trilionário, pois bilionário acredito que já é com empresas como a Hytec, denunciada por Flávio Dino no debate da Difusora. E para quem não é cego, como foi mesmo que o casal (Edinho e Paulinha Lobão) enricaram? Ele tinha uma padaria em Serra Pelada e ela uma pequena loja de roupas femininas de praia e coisas do gênero, e hoje estão muito ricos. Não é à toa que é alcunhado de Edinho 30, em referência ao 30% desviados dos contratos com o governo à época em que o pai era governador. Esses que defendem a permanência da oligarquia Sarney assaltando o Maranhão é porque de algum modo está se beneficiando dessas roubalheiras. Se tivessem um mínimo de sentimento cristão, visto que quase todos falam em Deus, Jesus Cristo, não aceitariam essa roubalheira que já atravessa meio século e cujos maiores prejudicados são os pobres, que são aqueles que mais precisam de escola pública e hospital público. Os que se beneficiam da roubalheira da oligarquia Sarney não matriculam seus filhos em escolas públicas nem se consultam ou se internam em hospitais públicos, pois desfrutam de boas escolas e bons hospitais particulares, e geralmente em capitais, enquanto os mais pobres continuam no analfabetismo e doentes, e sem qualquer perspectiva. Se vivéssemos em um país realmente democrático esses ladrões das verbas públicas estariam em penitenciárias e não esnobando da pobreza, desfilando em carrões e exibindo mansões comprados com o dinheiro da educação e da saúde.
ResponderExcluirVOCÊ É APENAS UM DOS QUE QUEREM O ATEU PARA GOVERNADOR, ESTÃO QUERENDO METER A MÃO NO DINHEIRO DO POVO. FALAM O TEMPO TODO EM OLIGARQUIA E QUEREM FAZEREM UMA OLIGARQUIA NO MARANHÃO. A MAIORIA NÃO VAI CAIR NESSE PAPO FURADO DE COMUNISTA FALSO E MENTIROSO E QUE FOI INTRIGADO COM O PRÓPRIO PAI, DEVIDO AS DESAVENÇAS COM A PRÓPRIA FAMÍLIA PELO FATO DE SER ATEU DE CARTEIRINHA. VOTO COM LOBÃO QUE TEM HISTÓRIA NO MARANHÃO, TEM PASSADO E TEM FUTURO. PRÁ FRENTE MARANHÃO, DEUS NOS LIVRE DE UM ATEU NO COMANDO DO NOSSO ESTADO.
ResponderExcluir