Envolvidos na ‘Máfia da Pesca’ apoiam Flávio Dino e Lobão Filho em troca de cargos
Nas eleições de 2010, Edson Araújo e Cléber Verde foram descobertos pela Polícia Federal pescando votos por meio do Seguro Defeso
No Maranhão, o comando da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura já está definido antes mesmo da população decidir quem será eleito na disputa pelo governo estadual. Caso o escolhido seja o candidato pelo PCdoB, Flávio Dino, quem comandará a Pasta será o deputado estadual Edson Araújo (PSL), que pulou oficialmente para o barco comunista, neste domingo (31), sob a condição de capitão da Pasta. Se porém as urnas apontarem como vitorioso o candidato do Clã Sarney, Lobão Filho, o Edinho (PMDB), o comando continuará nas mãos do deputado federal Cléber Verde – e de seu irmão, Júnior Verde, ambos do PRB.
Em 2010, Araújo e Verde foram descobertos pela Polícia Federal em um esquema de eleição casada para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa. De acordo com a PF, os dois comandaram a chamada ‘Máfia Pesca’ no Maranhão, uma rede criminosa que fraudou – e supostamente ainda frauda – o benefício pago pelo Governo Federal aos pescadores em época de desovas de pescados, o chamado Seguro Defeso.
PESCADOR DE VOTOS Há poucos dias do pleito, Edson Araújo pulou para o barco do candidato da coligação ‘Todos pelo Maranhão, Flávio Dino. Foto: Divulgação / PCdoB
Pelas denúncias apresentadas pelo Ministério do Trabalho e pela Procuradoria da República do Estado Maranhão (PR/MA), o esquema atuou em diversos municípios do interior do estado – principalmente em Bacabal, Pindaré-Mirim, Santa Rita, Bacabeira, Pio XII, Santa Inês, Lago Açu, Olho d’Água das Cunhãs, Mata Roma, Satubinha, Paço do Lumiar e Matinha, quando estavam registrados em todo Maranhão cerca de 40 mil pescadores, mas rapidamente pulou para mais de 90 mil no ano eleitoral, por meio de beneficiados que nunca viram uma canoa de pesca e sequer sabiam diferenciar um anzol da isca.
NA TARRAFA Apontado pela PF como um dos cabeças da ‘Máfia da Pesca’, Cléber Verde teria segurado o Seguro Defeso para trocar por votos. Foto: Divulgação / PRB
A maracutaia funcionava – e supostamente ainda funciona – da seguinte forma: no município de Pio XII, por exemplo, que possui apenas 22 mil habitantes, pelo menos 13 mil pessoas são cadastradas e por isso contabilizadas como pescadores, embora o rio mais próximo esteja a cerca de 17 quilômetros de lá. Além da filiação de falsos pescadores em colônias, as investigações descobriram ainda casos de recebimento indevido da verba federal, vantagem ilícita e estelionato.
O esquema, segundo a PF, serviu para pescar votos e garantir a reeleição de Cléber Verde a deputado federal, que obteve na eleição passada 126 mil votos, e quadruplicar os números de votos dados ao deputado estadual Edson Araújo, que obteve 47.914, número com diferença esmagadora em relação à eleição de 2006, quando o parlamentar da Assembleia chegou a pouco mais de 12 mil votos.
Comentários do Blogger
0 Comentários