Nesta quarta-feira (07) a equipe da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão liderada pelo secretário Marco Pachêco esteve em Pedreiras, participando de reunião com prefeitos e secretários da região do Médio Mearim. 

O prefeito de Esperantinópolis e o secretário Municipal de Saúde Robson Uchôa participaram ativamente da reunião dos técnicos na CIR (Comissão Integradora Regional).

Quando se perguntou qual o maior problema na funcionalidade dos serviços de saúde em Esperantinópolis, o prefeito Dr. Raimundinho, afirmou categoricamente que o maior problema enfrentado atualmente encontra-se na demora de liberação de leitos pelo serviço de regulação do Estado. E que em decorrência desta demora, muitas vidas foram perdidas. Afirmou que muito se melhorou, mas muito ainda precisa se fazer para humanizar as decisões tomadas na regulação. 

O prefeito de Esperantinópolis frisou ainda a necessidade de se realizar campanhas em sistemas de mutirão, como cirurgias de cataratas e demais cirurgias eletivas. Explicou o volume de cirurgias eletivas realizadas em Esperantinópolis, onde se atende a população de Esperantinópolis, São Roberto e São Raimundo do Doca Bezerra. Sendo prontamente atendido pelo secretário Marco Pachêco.



Compromissos importantes para a região acatados na reunião.

  • Entre os compromissos importantes para a região destacamos, o reinício da obra de construção do hospital de Poção de Pedras e a reabertura do hospital de Bernardo do Mearim. 

  • Aprovação da ideia de se utilizar o hospital estadual de Lago dos Rodrigues para funcional com centro micro-regional de atendimento especializada em ortopedia. Desta forma, todas as pequenas cirurgias e procedimentos ortopédicos seriam realizados naquele hospital, que já percebeu quase quatrocentos mil reais do Estado. E ainda, faria-se uma otimização de utilização dos recursos ali alocados e se daria melhor atendimento a todos da região, inclusive a população de Esperantinópolis.

  • Outro grande avanço foi por conta do compromisso em se fazer um centro de Referência em atenção a saúde da mulher em Lima Campos. Assim como um centro de Referência em atendimento a saúde mental em Pedreiras. 








Comentários do Blogger

0 Comentários