Editorial JP – Nunca Alexander Graham Bell poderia imaginar que o aparelho que inventou causaria tanta polêmica, principalmente no Maranhão, terra que não conheceu e sobre a qual, quem sabe exatamente por falta de um telefone, o mundo pouco sabia. E polêmica também no Brasil onde, segundo o site Wikileaks, os EUA grampearam os telefones da presidente Dilma Roussef e seus ministros. E acusam que até telefones de ministros do Supremo Tribunal Federal foram grampeados neste país.
Santa imunidade! Os deputados Edilázio Júnior, Andrea Murad, Sousa Neto e Adriano Sarney acusam de crime, sem qualquer indício de prova, a própria Secretaria de Segurança, ao afirmar que instalou grampos ilegais nos telefones dos parlamentares. E diz Edilazio Júnior que o governo Flávio Dino os ameaça e intimida. Mas nem precisa. As ameaças que pairam sobre os principais cabeças do grupo Sarney, vem das investigações da Lava-Jato, da Polícia Federal, do Superior Tribunal de Justiça, do Supremo Tribunal Federal, da Procuradoria Geral da República. Seria chutar cachorro morto.
De grampos eles entendem, disse o Blog Marrapá. E sabem todos que foi grampeando aqui, desgrampeando ali que uma das principais figuras do sarneisismo, Aluísio Mendes, chegou a secretário de Segurança Pública e a deputado federal, no evitar que Fernando Sarney passasse alguns anos grampeado.
O verbo grampear, por si só, e curioso em todos os seus significados. O grampo é uma peça que liga duas peças, como, por exemplo, Roseana Sarney e Alberto Youssef. É um fio de metal que grampeia documentos, inclusive os relativos ao convênio com a Fundação Vera Macieira para construção de uma estrada num povoado que nunca existiu, durante o governo Roseana Sarney. Mas, para os dias modernos é, principalmente, uma instalação que interfere nas ligações da linha telefônica que se quer controlar a fim de poder ouvir e/ou gravar conversações.
E é bem aí que a porca torce o rabo. Desde que Alexander Graham Bell inventou o telefone as pessoas ficaram curiosas para saber o que as outras pessoas falam em segredo nesses aparelhos. Quanto aos parlamentares que acusam injustamente a Secretaria de Segurança de grampo, sobre o que será que eles estão falando? Sobre investidas no Supremo Tribunal Federal e no STJ contra o juiz Sérgio Moro e a Operação Lava-Jato, que colocam sob suspeita atividades político-institucionais de Roseana Sarney e Edison Lobão? Será sobre empréstimos consignados no Senado da República? Sobre voos eleitoreiros nos helicópteros da Secretaria da Saúde? Ou será sobre propinas para que prefeitos afastados por corrupção retornem ao poder?
A curiosidade matou o gato. E os avanços tecnológicos obrigam todo mundo a ter muito cuidado com o que fala ao telefone. Afinal, para desgosto de Graham Bell, o uso descuidado desses aparelhinhos tem mandado muita gente impune para a cadeia. Em todo o mundo e no Brasil.

Comentários do Blogger

0 Comentários