São inúmeras as interrogações sobre o que poderá acontecer a partir de agora, que a empresa Parnaíba Gás Natural começou a captar a água do rio Mearim, no Povoado Pau D' Arco.
Tentando saber da realidade, uma comitiva formada por alguns vereadores de Pedreiras, Trizidela do Vale e integrantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, esteve no povoado Pau D'Arco, visitando o local que está sendo realizada a captação de água do rio Mearim, simplesmente para uso da termoelétrica no município de Santo Antônio dos Lopes.
Vale ressaltar, e lembrar a todos, que o processo foi autorizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recurso Naturais (SEMA), na gestão da ex-governadora Roseana Sarney, e chegou a ser publicado através do Diário Oficial do Estado do Maranhão, consolidando assim, licença ambiental para tal prática.
Vereador Elias Bento tirando fotos do local
De lá pra cá, o que mais se via nas vias urbanas e na MA-381, eram carretas gigantes, superlotadas de máquinas que fizeram o trabalho no local de exploração da água do rio Mearim, mas parece que poucos se importavam com o que poderia acontecer, ou com o que irá acontecer, de acordo com o processo. Mas, como dizem, que nunca é tarde para se arrepender, essa mesma comissão que tem, inclusive, o ex-secretário de infraestrutura e obras do município de Pedreiras, hoje, vereador Elias Bento, que teria assinado o "OK" para a realização da obra, sentiu, agora, a necessidade de olhar de perto o tamanho do estrago, que está deixando todos preocupados.
A ideia de ir conversar com os responsáveis pela construção é válida. Perguntaram, ouviram, tiraram fotos, fizeram tudo, como  deve proceder diante  de uma situaççao dessa, tudo dentro dos conformes. Resta saber, inclusive, e, essa é uma pergunta que todos, com certeza gostariam de fazer, é a seguinte: Depois que tudo foi construído, está funcionando, inclusvie já foi comprovado desperdício de água durante a captação, desmatamento; será que vai mudar alguma coisa, após a visita? 
O Blog ainda não teve a oportunidade de ouvir ninguém que fez parte da comitiva, mas esperamos, pelos menos, que todas as cobranças feitas por essa comissão, acredito, que perguntaram pela licença ambiental, e como irão recuperar a área desmatada, possam dar um novo sentido, e respostas urgentes  à população.
Termoelétrica de Santo Antônio dos Lopes -MA

Em conversa com o ex-secretário de Meio Ambiente de Pedreiras Edilson Branco, via whatsapp, ele disse, que, mesmo com o licenciamento ambiental expedido, há possibilidade de questionamentos e inclusive de suspensão da capatação da água do Rio Mearim.

Vamos aguardar.

Veja essa produção da ENEVA, (ex-MPX) empresa responsável pelas usinas. Tudo muito bonito

Fotos: Zeca
Blog Sandro Vagner

Comentários do Blogger

0 Comentários