Polo do Programa Darcy Ribeiro em Esperantinópolis-MA
Acadêmicos unidos numa mesma corrente -#UEMAQUEROMEFORMAR!

É estarrecedor tudo isso que os acadêmicos e professores do Programa Darcy Ribeiro (PDR) de extensão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) estão sendo submetidos, uma tamanha falta de respeito. 

O Programa Darcy Ribeiro, que engloba 23 municípios, abrangendo os cursos superiores de Letras, Química, Biologia, Física, História e Matemática, mais uma vez se encontra paralisado. 

O Polo de Esperantinópolis atende alunos de Esperantinópolis, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Igarapé Grande, Poção de Pedras e zona rural, que também estão sendo prejudicados com a paralisação. 

Em 2012, os acadêmicos do programa do Polo de Esperantinópolis ficaram 6 meses sem aulas. Esse ano já é a segunda vez que a instituição sendo paralisada

Em agosto desse ano o polo teve uma parada retornando as aulas somente em novembro, mas os professores passaram a não frequentar mais o polo pelo fato de não estarem recebendo suas diárias referente às passagens e hospedagens. No entanto, as pessoas foram informadas que o programa voltaria, porém a situação se encontra ainda pior e o motivo é o mesmo falta de recursos. 

No site do PDR, por meio de Ofícios, sabemos que os pagamentos e diárias foram solicitados no prazo devido, porém a instituição financiadora do PDR ainda não repassou os recursos, por isso o atraso. Que está fazendo o possível para que essa situação se resolva logo e as aulas retornem regularmente o quanto antes. Que embora estejam ocorrendo atrasos nos repasses de valores aos professores, os pagamentos estão sendo efetivados à medida que ocorre a liberação do tesouro estadual.

Mas o sentimento dos acadêmicos hoje é de abandono, é como se eles junto com os seus sonhos de formatura estivessem indo pro ralo. Muitos acreditam que não conseguirão se formar nem sequer no ano de 2016. Já que essa paralisação contribuiu ainda mais para o atraso do andamento de conclusão dos cursos. 

Há 3 anos atrás, vários estudantes decidiram cursar o programa Darcy Ribeiro pela UEMA, muitos tiveram outras oportunidades e ainda têm, mas  mesmo assim permanecem sonhando com a formatura. Contudo, ano após ano, eles ficaram a mercê de uma gangorra, paralisações e mais paralisações. 

No ano corrente, imaginava-se que seria um novo momento, que haveria mudanças positivas, mas o que se ver é que as coisas estão ainda piores. Criando nos acadêmicos uma mistura de raiva e tristeza, desejo de jogar tudo abaixo, desisti, procurar novos horizontes, enfim... De quem é a culpa? Do governo estadual? Da UEMA, que não repassa o dinheiro? 



O blog está junto nessa corrente - #UEMAQUEROMEFORMAR! -dos acadêmicos do Programa Darcy Ribeiro em todo o Estado. E torcemos para que tudo se resolva da melhor maneira possível e que pelo menos os acadêmicos consigam se formar em 2016, ou seja, no tempo certo.


Polo do Programa Darcy Ribeiro em Esperantinópolis-MA 
Acadêmicos unidos numa mesma corrente -
#UEMAQUEROMEFORMAR!





Comentários do Blogger

1 Comentários

  1. Acho q quem num paga é o Flávio Dino esse sim e ruim de pagar o q deve!

    ResponderExcluir