Seca histórica muda paisagens em Esperantinópolis-MA
O mês de dezembro já iniciou, o ano está chegando ao fim e até agora nada de chuva em Esperantinópolis.
O tempo seco e quente, e a falta de chuva contribuíram para a mais longa estiagem dos últimos 30 anos e está mudando hábitos e transformando paisagens em Esperantinópolis.
Para ver de perto os efeitos da seca percorremos várias áreas da cidades e os efeitos que vimos de perto são devastadores, açudes e igarapés secaram e o verde da vegetação ganhou tons de cinza. O solo rachou, animais morreram, plantações foram dizimadas.
As imagens são de calamidade em relação a fauna e a flora, somadas ao colapso no abastecimento de água no município, que atormenta principalmente o homem do campo, que sofre com escassez e agarra-se à fé.
As queimadas tem prejudicado o ar em nossa cidade. A estiagem somada ao tempo seco tem sido um dos fatores para que pastos e matas sejam incendiados. Esses fatos tem acontecido com frequência, não só em nossa cidade, mas também em toda região.
Comentários do Blogger
9 Comentários
pessoal só quer desmatar aí estar o efeito
ResponderExcluiré pior de tudo que isso pode piorar ...
ninguém faz nada pra mudar ..
infelizmente isso é o futuro :(
as próprias imagens denunciam o porque da seca, queimadas descontroladas, desmatamento causados pela própria população, que agora sofre com as consequências revoltosas da natureza, isso não é nada mais do que um recado dado a nós, cabe a população rever seus atos, pois a natureza sabe muito bem devolver o que ela recebe de ruim.
ResponderExcluirAgora as pessoas estão començando a acreditar no que os Professores de Geografia vem falando ao longo dos tempos na sala de aula.
ResponderExcluirFazendeiro só querem plantar capim, destamar, kd os 30% de reserva, porque a policia não fiscaliza isso, ninguem deixa 30% é lei
ResponderExcluir
ResponderExcluirAo realizar a queimada ocorre a degradação do solo, alterando características físicas, químicas e biológicas de todo o ecossistema.
O empobrecimento do solo causado pela eliminação dos microorganismos essenciais para a fertilização através da queimada, altera os nutrientes, como o cálcio, enxofre e potássio. Esta também deixa o solo desprotegido uma vez que árvores, arbustos e outros tipos de vegetação foram destruídos.
Outros pontos que sofrem muito em conseqüência da queimada são o ciclo do carbono e o ciclo hidrológico.
No ciclo hidrológico ocorre a precipitação (chuva) como conseqüência da evaporação das águas dos oceanos. Parte dessa água é captada pela vegetação e a outra é absorvida pelo solo, onde tem destino ao lençol freático, mas a queimada deixa o solo ressecado impedindo este processo de infiltração.
Quanto ao ciclo do carbono, a queimada libera gases contendo o elemento carbono, em especial CO2 (gás carbônico) e CH4 (metano). Tais gases são bloqueadores de calor e seu acúmulo na atmosfera pode alterar o balanço de energia do planeta e aumentou a temperatura média da superfície (efeito estufa)1.
Muito boa a sua colocao mozaniel. Vamos ver se eles entendem agora, e nao destruam nossa natureza.
ResponderExcluirO ouro no ano passado subiu sem parar
ResponderExcluirOs gritos na bolsa falaram de outros valores
Corpos estranhos no ar
Silenciosos voadores
Quem sabe olhando o futuro do ano passado
O mar quase morre de sede no ano passado
Os rios ficaram doentes com tanto veneno
Diante da economia
Quem pensa em ecologia
Se o dólar é verde é mais forte que o verde que havia
O que será o futuro que hoje se faz
A natureza as crianças e os animais ?
Quantas baleias queriam nadar como antes
Quem inventou o fuzil de matar elefantes ?
Quem padeceu de insônia
Com a sorte da Amazônia
Na lei do machado o mais forte do ano passado
Não adianta soprar a fumaça do ar
As chaminés do progresso não podem parar
Quem sabe um museu no futuro
Vai guardar em lugar seguro
Um pouco de ar puro reliquia do ano passado
O que será o futuro que hoje se faz
A natureza as crianças e os animais ?
Os campos risonhos um dia tiveram mais flores
E os bosques tiveram mais vida e até mais amores
Quem briga com a natureza
Envenena a própria mesa
Contra a força de Deus não existe defesa
O que será o futuro que hoje se faz
A natureza as crianças e os animais
O que será o futuro que hoje se faz
Nunca na minha vida ouvi dizer que queimada é bom pro solo. Muito pelo contrário, só PREJUDICA. Isso tudo é culpa da própria população e não da natureza.
ResponderExcluirA culpa não é da natureza, e sim do povo que insiste nessa queimada que além de prejudicar o solo, também prejudica a própria população.
ResponderExcluir