DR. RAIMUNDINHO CONCEDE ENTREVISTA NA RÁDIO BOA ESPERANÇA
O gestor falou sobre combate à dengue, ao câncer de mama, sobre pagamento do funcionalismo, infraestrutura e carnaval.
Em entrevista concedida ao jornalista Nilton Lee, pelas Rádios Verdes Montes FM e Boa Esperança do Mearim AM, na manhã esta terça-feira, o prefeito de Esperantinópolis Dr. Raimundinho respondeu a perguntas desde as ações de combate à dengue até a programação de carnaval do Município.
O prefeito abordou inicialmente as questões ligadas à saúde e expôs sobre os perigos da dengue e do Zika Vírus, explicando os motivos para preocupação e as ações para o combate ao mosquito transmissor destas doenças.
“O Organização Mundial de Saúde decretou estado de emergência em todo o planeta, em relação à infecção causada pelo Zika Vírus, que causa, dentre outros males, a microcefalia nas crianças, ou seja, má formação no cérebro, criando um problema para o resto da vida. Em Esperantinópolis estamos com uma equipe multi-setorial trabalhando para o combate ao mosquito Aedes Aegypt, com várias frentes, comandadas pela Secretaria da Saúde”, disse Dr. Raimundinho.
Ele ainda ressaltou a importância da participação de todos nesse combate, e conclamou a população a ajudar limpando seus quintais, mantendo sob controle a colocação do seu lixo para ser levado pela equipe de coleta, na hora certa e de forma adequada. O prefeito ainda colocou que “temos hoje o uma estrutura de limpeza pública que Esperantinópolis nunca teve, com carro compactador, pá carregadeira, caçambas e uma equipe de pessoas que se empenham no trabalho de manutenção da limpeza da cidade, mas precisamos que a população nos ajude. Temos aqui alguns pontos críticos, onde as pessoas jogam entulhos a qualquer hora, em frente à casa do “seu” Ricardo Elói; próximo à ponte do Matadouro, e outros, em que logo depois que o carro passa coletando, a população começa a jogar de novo e vai entulhando”.
Sobre as ações de detecção do Câncer de Mama, e outros tipos de câncer, o prefeito e médico explicou que os índices deste tipo de caso estão altos, e isso se deve ao trabalho de diagnóstico precoce. “Temos um dos melhores atendimentos do Maranhão, porque temos uma equipe treinada para fazer o diagnóstico, a biópsia, e por isso conseguimos detectar a tempo de tratar e facilitar a cura. Diagnóstico precoce facilita a cura. Temos uma busca ativa que nos ajuda a averiguar os sintomas de casos de câncer, e temos aqui vários pacientes curador porque foram diagnosticados a tempo. Isso é um grande avanço, porque apesar da doença, foi feito um tratamento eficaz, com a cura, o paciente voltou a ter uma vida normal”, disse.
Pagamento de funcionários
O prefeito explicou que fez nos últimos dois dias, o depósito de 3 meses de salário de todos os contratados da educação, e um mês ou dois das outras secretarias que se encontravam em atraso, e que hoje está praticamente com 90% o funcionalismo pago, tendo em vista que os concursados recebem rigorosamente em dia.
“Todo ano existe um remanescente de dinheiro que entra no mês de janeiro. Tentei explicar às pessoas cabíveis, porque todos os anos é normal termos queda nos repasses, no segundo semestre, e prejudicar o pagamento do funcionalismo. Em todo o Brasil a arrecadação de imposto diminui, e o repasse para os municípios também diminui, dimuinuindo praticamente pela metade, e seria inviável mantermos os serviços públicos de Esperantinópolis funcionando pela metade. Não tenho como chegar em agosto e demitir metade dos funcionários. Então mantemos e pagamos com os restos do ano anterior, que entra em janeiro. Fizemos isso em 2013, quando pagamos os atrasados de 2012 do prefeito Mário Jorge, com o resto que entrou no dia 12 de janeiro daquele ano, e paguei todos os funcionários que ficaram com débito, porque entrou o dinheiro; fizemos em 2013 para 2014; fizemos em 2015, com o restante de 2014 que entrou em janeiro, e iríamos fazer em 2016 da mesma forma. Já pagamos três meses para todos os funcionários da educação agora nestes dois últimos dias, e da administração nós pagamos uma parte, sou seja, um mês para alguns e dois para outros, e o restante será pago no dia 12 de fevereiro, quando tudo voltará a ficar em dia”, afirmou.
Ele ainda acrescentou que em seu mandato nunca atrasou nenhuma vez o salário dos concursados, nem o décimo-terceiro salário, nem as férias. E que aprovou, juntamente com a Câmara Municipal, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários das categorias, beneficiando ao funcionalismo municipal. Ainda indexando o aumento dos salários dos professores ao federal. E tivemos nos primeiros anos um aumento muito superior ao federal. Os concursados receberão dia 5 o novo salário que quero chegar a 1.200 reais de piso, praticamente dobrando o piso, que é uma promessa de campanha.
Sobre o período chuvoso e os problemas de infraestrutura, ele explicou que “tem gente que diz que o maior inimigo do prefeito é a chuva. Não concordo, pois a chuva é que garante a nossa safra, e traz tudo de bom que Deus nos oferece. Acho que temos que nos preparar, aí sim, temos um maquinário que conseguimos no PAC e outras que alugamos para manter as nossas estradas em condições de tráfego, mas sabemos que nosso município é muito acidentado, dificultando assim a manutenção das nossas estradas. Temos que ter a ajuda da população para preservar as nossas estradas, que são muitas. Já na área urbana, estamos com muitas ruas com problemas, porque prefeitura nenhuma tem condições financeiras de colocar asfalto, pois é muito caro, então estamos buscando parcerias com os governos estadual e federal, e assim já asfaltamos o Jovitão, o Pedro Jovita e o São Sebastião, e estamos pleiteando a continuidade dos convênios com o Governo do Estado. E peço a ajuda de todos os políticos, porque temos que ter a ajuda dos vereadores, a compreensão da oposição, pois não adianta a oposição chegar e dizer que eles que estão fazendo, porque o dinheiro do Governo do Estado vem de toda a população, e Esperantinópolis contribuiu pagando seus impostos, cada cidadão pagou seus impostos e tem esse dinheiro revertido em obras, portanto a obra é do povo. Obra pública não tem pai, o pai é o povo”.
Carnaval
Brincando sobra a crise, o prefeito disse: “Imagine o que é crise sem festa. É melancolia. Tem que ter recurso para tudo, para pagar funcionários, para a educação, a saúde, obras, e também para festa. Esperantinópolis é uma cidade alegre e teremos um bom carnaval, com a ajuda do Governo do Estado, que disponibilizou um valor que será divulgado. Teremos um carnaval de muita alegria e muita harmonia, sem nenhuma ocorrência policial, e que a nossa população brinque sem agressão, como sempre foi nos últimos anos”.
Para finalizar, Dr. Raimundinho falou sobre a pesquisa que o coloca entre os 20 melhores prefeitos do Maranhão, em pesquisa pela Empresa Brasileira de Jornalismo – Jornal Folha do Estado, colocando que é uma conquista do povo. “Sou uma pessoa religiosa, e todos os dias, quando vou dormir, eu agradeço a Deus pelo dia, pela força que Ele me deu para vencer as batalhas; e quando acordo, peço que me dê luz para fazer tudo de bom que a gente possa fazer pelo nosso povo. Eu entrego tudo à Deus. Não gosto de me auto avaliar, e sempre espero que as outras pessoas é que me avaliem. Não sabia dessa pesquisa, mas recebo com muita serenidade. Se estou procurando fazer o bem, o retorno virá sempre. Quem procura fazer a coisa certa sem fazer mal a ninguém, o universo conspira a seu favor. Esta avaliação favorável não é uma conquista só minha, mas de toda a equipe do nosso governo”
Comentários do Blogger
0 Comentários