Um dos maiores eventos da educação da história do nosso Município. Mais de 600 profissionais da área do ensino estão participando do 1º Congresso da Educação de Esperantinópolis, que iniciou na manhã desta quarta-feira, 09, e se estenderá até a próxima sexta-feira, 11, na Escola Municipal Francisco Jovita.

Na abertura, com um auditório lotado, o secretário de Educação Manoel Jovita de Arruda deu as boas vindas aos congressistas; em seguida o professor José Roberto Sousa se pronunciou e pedindo empenho e amor dos educadores. “Não podemos perder o entusiasmo na nossa missão de educar”, disse ele.

O prefeito Dr. Raimundinho iniciou sua fala prestando uma homenagem à mulher, destacando o papel desempenhado pela professora Domingas Alcântara, Dona Dodó, falecida recentemente. “Nós não a perdemos, porque ela deixou o fruto do seu trabalho na história de Esperantinópolis”, disse. O prefeito falou ainda sobre a educação infantil, que, segundo ele, deve ser o foco da educação, porque é lá que começa tudo.

Dr. Raimundinho ainda se reportou aos problemas estruturais das escolas. “Não temos nenhuma escola do padrão MEC/FNDE. São prédios com mais de 30 anos, que estão com sérios problemas como foi o caso de Sumauma e Bela Vista, que tiveram parte da estrutura danificada, mas que já foram recuperadas. Temos 23 escolas no Plano de Ações Articuladas –PAR, do Governo Federal, mas apenas uma foi liberada, devido aos desvios de dinheiro da construção da creche, no governo passado. Hoje através de uma liminar da Justiça Federal, estamos aptos a pleitear projetos de construção de escolas para os próximos quatro anos”, afirmou o prefeito, ressaltando seus esforços nesse sentido.

“Queremos professores comprometidos com uma educação de qualidade, e para isso, estamos investido em livros, em materiais e em capacitação como estas que serão realizadas neste congresso, e estamos ainda lutando para buscar parcerias com o Governo do Estado, em relação ao ensino médio que funciona em Palmeiral, temos em Bela Vista, com as despesas bancadas pelo Município, e estamos implantando ainda em Coroatá, de forma que nossos alunos da zona rural possa estudar o ensino médio nos pólos de sua própria comunidade. No mais, desejo a todos um bom aproveitamento com os palestrantes que estarão aqui ao longo destes três dias de congresso”, finalizou.

Após a abertura solene, a professora Elissa Tavares ministrou a palestra “Professor efeito borboleta: usando a criatividade como instrumento de mudança”. Na parte da tarde o renomado professor Hamilton Wernek explanou sobre “Como ensinar bem e avaliar melhor”. As palestras se estenderão até sexta-feira, dia 11.


















Comentários do Blogger

1 Comentários

  1. Eu estava presente.Evento digno de aplausos 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir