ESPERANTINÓPOLIS: Após críticas,a proposta do Selo NÃO será sancionada.
Vereador Ribinha da Caema (PDT) |
Em Esperantinópolis, foi votada a Lei Municipal de Trânsito, dentro da qual, o vereador de Esperantinópolis, Ribinha da Caema, propôs um projeto polêmico nesta última semana. O projeto foi aprovado em votação na Câmara e trata da proposta de um Selo Municipal de Trânsito que autorizaria o tráfego de veículos automotores em Esperantinópolis e que seria obtido mediante o pagamento de uma taxa anual, semelhante ao IPVA.
A Constituição Federal estabelece que é da competência privativa da União legislar sobre as regras de trânsito e transporte segundo o artigo 22, inciso XI:
Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:
XI - trânsito e transporte;
Isto significa que os Estados e os Municípios não podem editar normas sobre trânsito e transporte.
David Winston Lira Ximenes, Diretor da Ciretran de Pedreiras e da Ciretran de Bacabal deu seu parecer sobre o caso:
"Ao meu ver, além da falta de competência, há a bitributação que é um fenômeno do direito tributário que ocorre quando dois entes tributantes cobram dois tributos sobre o mesmo fato gerador (ou fato jurídico tributário). Neste caso da circulação de veículos, o IPVA e o Selo. Em suma é isso: A Lei é inconstitucional por falta de competência do ente municipal para legislar sobre matéria privativa da União, e bitributação."
O Vereador LULA, único que votou contra o projeto, declarou:
"Quando me deparei diante de uma emenda cega, sem nenhuma concordância com seu objetivo constitucional, principalmente com o grau de prejudicabilidade à população, propus ao presidente interino Frankson que tal matéria fosse discutida após ouvir a população através de audiências públicas, pois vivemos um delicado momento financeiro e isso causaria um impacto negativo a todos, mas principalmente ao comércio. A minha proposta foi voto vencido, e a matéria foi para votação que infelizmente obteve uma esmagadora aprovação puxada pelo líder do governo. Apenas o meu voto fez valer a voz das ruas, votando contrário à sua aprovação."
O Blog entrou em contato com prefeito de Esperantinópolis, Aluísio Carneiro, que declarou estar muito feliz pela aprovação da Municipalização do Trânsito em Esperantinópolis e sobre a Emenda do vereador Ribinha disse que a intenção era de beneficiar a comunidade, mas assegurou que vai vetar a emenda porque é inconstitucional:
"Sobre a criação do Departamento Municipal de Trânsito e quanto à emenda do vereador Ribinha da Caema (PDT), deveria obedecer o rito estabelecido pelo regimento da casa para estudo das comissões permanentes, pois elas sim são competentes para emitir pareceres sobre tais assuntos, e só depois submeter a apreciação dos vereadores em plenário, coisa que não aconteceu."
Comentários do Blogger
32 Comentários
É o Vereador Ribinha da Caema servindo de chacota do povo. É muita insanidade e olhem que em sua campanha ele se dizia ser experiente (Vamos votar na experiencia...) E olhem que tem uma filha Advogada... kkkk
ResponderExcluirpois é amigo feira desse vereador velho broco
ExcluirAté que enfim se mancaram. Falta de respeito com a população.
ResponderExcluirE olha que tem vereador formado em direito kkkkk
ResponderExcluirDiploma comprando.
ExcluirPrefeito Aluizinho na ganância de arrecadar dinheiro para pagar suas contas usa o vereador Ribinha ou vereador burrinha,com uma advogada dentro de casa cai numa cilada dessa, armada pelo prefeito comunista Aluizinho do posto.
ResponderExcluirPra traz esperantinopolis...kkkk
kkkkkkk vereador burrinha essa deu certo kkkkkkk
ExcluirPrefeito comunista Aluizinho vai trabalhar pra pagar suas contas. fica querendo cobrar propina dos proprietários veículos pra pagar suas contas.
ResponderExcluirGoverno desastroso. Esse infeliz desse aluisinho do selo ainda tem coragem de falar de desorganização do governo passado. Olha para ti primeiro aluisinho do selo kkkk
ResponderExcluirE o Ribinha com advogada dentro de casa e só fazendo besteira na Câmara. Pedi orientação jurisprudencial pra tua filha.
ResponderExcluirE olha que o Ver. é acessorado pela Isatelma... O prefeito não tem nada com isso...
ResponderExcluirfalta conhecimento jurídico nestes seres insensíveis falta prudência e falta verbas no bolso destes vereadores isso não vai trazer benefício nenhum pra população nem para os vereadores ou seja falta compromisso com o município
Excluirquantos vereadores analfabetos tem na Câmara. ...eu acho que todos são desprovidos de conhecimento juridico e tributário caso não fossem essa matéria nem teria sido falada na Câmara chega de atropelar a constituição oh Câmara sem jeito peçam ajuda aos universitários não tenham vergonha de se comunicar é melhor do que passar vergonha com um assunto como esse uma lei municipal não se sobrepõe sobre uma lei estadual ou Federal é preciso desenhar é. ..
ExcluirEsse é o vereador burrinha da caema.
ResponderExcluirBoa tarde, quem não estava na sessão é fácil dizer que o vereador lula está de parabens pela LUCIDEZ, não sabe que ele queria que a emenda dele fosse aprovada anistiando os anos de 2012 a 2016 é que os esperanrtinopenses iria pagar ou parcelar seus débitos apartir de 2017, isso mostra quanto o vereador Lula é LÚCIDO, kkkkkk igual o mesmo vereador queria proibir o uso de capacete na cidade, como se ele estivesse acima da lei, kkkkkk este lula é uma piada.
ResponderExcluiresse velho babaca burro é muito burro ó vai te aquetar velho doido
ResponderExcluirSenhor aluisinho do selo so faz besteira queria proibir a feira nas xestas feiras a noite e nao valeu quer.proibir os comerciantes nao usar as calçadas agora quer tirar dinheiros dos propietarios de veiculos voe e muinto burro
ResponderExcluirGostei da nova nomeclatura, burrinha da CAEMA...kkkkk
ResponderExcluirMas não podemos esquecer dos outros que acompanharam a idéia... Mas não me admira pois burros só andam em bando!!!
E tome mudança... Eu faço é rir!
Agora o prefeito comunista Aluizinho do celo vai culpar o ver. Lula, por essa lei inconstitucional. Aprovado por seu vereadores. Proponente vereador burrinha da caema.
ResponderExcluirRibinha da caema o novo severino cavalcante de esperantinopolis
ResponderExcluirJá tinha visto algumas loucuras mas essa foi de mais, como que o cidadão nao precisasse ir em outra cidade ou estado com seu veículo, ou o famoso SELO daria legalidade para andar sem o licenciamento obrigatório? E o prefeito gostou de ser aprovada na Câmara mas viu q era inconstitucional e vetou. Ai nao tem como esse vereador não virar uma piada.
ResponderExcluirse lascou burrinho da caema kkkkk
ResponderExcluirBURRINHO DA CAEMA - ALUISINHO DO SELO ISSO É QUERENDO ROUBAR O POVO NÃO BASTA O QUE ROUBA OS RECURSOS DA PREFEITURA E OS 200 E POUCOS MIL DA CRECHE.
ResponderExcluirESSE MÊS ELE PAGOU 500 MIL PARA O ZÉ SOARES, POR ISSO QUE QUER ROUBAR DO POVO TAMBEM, NÃO BASTA O GOVERNADOR COMUNISTA DELE QUE TÁ ROUBANDO AS MOTOS DO POVO.
Em qual sala da Prefeitura de Esperantinopolis, foi idealizada essa emenda e a criação desse tal de " selo de trânsito" para o vereador ribinha apresentar aos seus vereadores aliados do prefeito, para votarem nessa aberração?
ResponderExcluirO homem queria ajudar os mais carente para garantir o uso dos veículos com documentos em atraso.
ResponderExcluirO selo, seria a marca para que fosse liberado o veículo para rodar sem ser apreendido.
Essa era a verdadeira intenção do Veriador Ribinha da caema. Só isso é nada mais.
rum era demais fatiar mesmo com o Gaspar dele mas num Collor nao
Excluirse ele quer ajudar manda ele converssar com o comunista dele dizer pros pm deixar em paz as motos em atraso melhor do quer andar fazendo lei de 5%
ExcluirTudo bem que isso é uma loucura, mas ninguém mais lembra que o Lúcido vereador Lula já propôs uma emenda solicitando que todos o condutores de motocicletas andassem sem capacete no centro da cidade. Isso é por que o cara é Lúcido.
ResponderExcluirMaia isso é mais facil de aceitar pois em certas cidades do Maranhão não é permitido por causa da violência tirar o capacete é por uma boa causa ao querendo faturar
ExcluirIsso sim é um incompetência. Ele podia ter estudado sobre o assunto antes de tentar acrescentar regras novas. Mais estudar é pra esse tipo de gente.
ResponderExcluirtodos são igual
ResponderExcluirO prefeito emitiu uma nota de esclarecimento, se eximindo da culpa, ora... o Vereador Ribinha, é líder do governo naquela casa, como ousaria cria uma PL sem o consentimento do então Chefe do Executivo? Faz-me rir, Excelentíssimo! Ribinha se apropriou da culpa, é só um testa de ferro! Só isso!
ResponderExcluir