Governo do Estado implementa projeto que oferece condições de mobilidade para deficientes físicos.
A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) fechou parceria com a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) para atendimento, através do Serviço Travessia, de pessoas com deficiência que estão participando do Programa Cheque Minha Casa. A parceria foi concretizada com o encontro do presidente da MOB, Lawrence Melo, com o secretário de Cidades, Rubens Pereira Júnior, na tarde de quinta-feira (2), na Secid.
A partir de agora as pessoas selecionadas para o programa Cheque Minha Casa que fazem uso de cadeira de rodas, deficientes visuais, crianças com hidro e microcefalia e com outras doenças neurológicas com alto comprometimento de mobilidade permanente terão uma equipe do Serviço Travessia na própria Secid para fazer o cadastro prévio e posteriormente fazer uso do Travessia, facilitando o acesso ao serviço e a mobilidade dessas pessoas.
“O Serviço Travessia é uma importante política pública do Governo do Estado do Maranhão, realizada pela MOB, que garante acessibilidade e inclusão social para as pessoas com deficiência. Com a expansão do serviço, vamos proporcionar dignidade e cidadania a mais pessoas e isso nos deixa muito gratificado”, disse o presidente da MOB, Lawrence Melo.
O secretário das Cidades, Rubens Pereira Júnior, explicou que a parceria faz parte das diretrizes da gestão estadual para dar direito a quem tem direito. “Fica evidente cada vez mais, a necessidade de formular políticas públicas que sejam voltadas para atender aos direitos fundamentais das pessoas com deficiência, permitindo de forma progressiva a inclusão e dando oportunidades iguais para todos os cidadãos.
Segundo a coordenadora do Serviço Travessia, Cricielle Muniz, uma equipe itinerante permanecerá até o dia 28 de julho realizando o cadastro das pessoas que se enquadram nos requisitos de inscrição do Travessia. Após o cadastro, o serviço estará disponível para os usuários.
Serviço Travessia
O Serviço Travessia, projeto do Governo do Estado, realizado pela MOB, oferece condições de mobilidade com segurança e conforto a pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes, deficientes visuais, idosos, crianças com hidro e microcefalia que têm a oportunidade de se deslocar a trabalho, estudo, tratamento de saúde e até lazer. São mais de duas mil pessoas com deficiência cadastradas no projeto, que já realizou mais de 68,1 mil viagens desde sua criação, em 2016.
O serviço está presente em 20 municípios, sendo nove bases regionais e conta com estrutura de vans e minivans. Os municípios contemplados com o projeto são: a capital São Luís, Caxias, Timon, Açailândia, Bacabal, Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Pinheiro, Imperatriz, Santa Luzia do Paruá, Presidente Dutra, Aldeias Altas, São João do Sóter, Coelho Neto, Tuntum, Graça Aranha, Governador Eugênio Barros, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Edson Lobão, Senador La Roque, Capinzal do Norte, Santo Antônio dos Lopes, Dom Pedro, Santa Filomena e João Lisboa.
Comentários do Blogger
0 Comentários