Coronavírus chega com força aos povoados rurais de São Raimundo do Doca Bezerra
Povoado Três Lagoas do Piraca possui a maior concentração de casos no município |
Diferente dos demais municípios da nossa região, onde a maioria esmagadora dos casos de coronavírus se concentram nas sedes, em São Raimundo do Doca Bezerra os números se diferenciam, pois a maioria das confirmações está acontecendo na zona rural.
O Povoado Três Lagoas do Piraca, o mais populoso do município, já teve um óbito por Covid-19 e deve extrapolar no próximo boletim epidemiológico, enquanto a comunidade do Monte Castelo já tem 11 pessoas infectadas. Na zona urbana, foi identificado até agora apenas 1 pessoa infectada.
Por conta da incidência preocupante, nesta quinta-feira (21) a Força Estadual de Saúde, acompanhada da Equipe Regional de Saúde de Pedreiras e também de equipes de saúde do município, visitou o Povoado Três Lagoas do Piraca. Todas as despesas, incluindo testes e medicações aplicadas, vem sendo arcadas pela administração Prefeito Seliton Miranda. O mesmo serviço também foi realizado no povoado Monte Castelo na última terça-feira (19).
Tendo em vista que vários exames rápido foram feitos com os moradores, a expectativa é que o número de casos confirmados apenas no povoado Três Lagoas do Piraca infelizmente ultrapasse a marca de 25 pessoas infectadas.
Política no meio da pandemia
Porém, na contramão das recomendações dos órgãos de Saúde caminha o pré-candidato a prefeito da oposição, Fagner Moura, em que pese ser uma liderança jovem, desconhece as regras de saúde e está politizando a questão sanitária; o que se observou de forma assustadora foi o pré-candidato da oposição, em diversos áudios desqualificar a ameaça do coronavírus nas redes sociais. Ele sugere não divulgar os casos de pessoas supostamente contaminada para não gerar pânico.
“Quem está dizendo que estamos nesse perigo está enganado, não estamos desse jeito não. A pessoa mal faz o teste e já coloca como se tivesse positivo. A gente fica muito chateado com isso, colocar casos em Três Lagoas sem ter certeza, o que a gente sabe que é pneumonia, nada Covid-19. Não foi confirmado nada. Isso divulgar deixa as pessoas nervosas porque convive com a pessoa. Só devia colocar quando tivesse certeza. Achei muito errado isso dai”, criticou o pré-candidato da oposição.
A pessoa que estaria supostamente infectada pelo coronavírus é parente de Fagner Moura e segundo informações, morreu ontem em decorrência da Covid-19. Fagner critica a gestão municipal por divulgar o caso como alerta para que as pessoas redobrem os cuidados para não contrair o vírus.
Além de se mostrar contrário às medidas de saúde, Fagner ainda foi visto, há menos de 30 dias, realizando visitas políticas no povoado Monte Castelo, do município nesse período vedado pela Justiça Eleitoral, formando aglomerações. Veja as imagens:
O Ministério Público abriu um inquérito contra o mesmo e a Polícia Civil iniciou as investigações contra ele e seu grupo por ignorarem os decretos estaduais e municipais, além de desinformarem a população quanto à gravidade da pandemia.
Apesar de colocar a situação em risco com suas opiniões, Fagner curiosamente mora no Povoado Três Lagoas do Piraca, onde acontece o maior foco de coronavírus em São Raimundo do Doca Bezerra.
Na época em que ele fez as visitas políticas irregulares, ainda não tinha acontecido o primeiro óbito de coronavírus confirmado pela Secretaria de Saúde. Trata-se de um morador da comunidade que, segundo informações, é parente do pré-candidato a prefeito e que já foi vereador do município. Será que a perda de um ente querido vai fazer Fagner Moura mudar de opinião e procurar ajudar seus conterrâneos, alertando para o perigo real do coronavírus nas comunidades, em vez de tentar esconder os casos?
Veja o boletim epidesiológico de ontem sem as atualizações desta quinta-feira
Comentários do Blogger
0 Comentários