Sete dias sem nosso “Cumpade” Chico Jovita.
Chico Jovita faleceu no ultimo dia (10-07), o ex-prefeito e ex-vereador do município de Esperantinópolis, Chico Jovita.
Chico faleceu em Teresina, onde esteve na UTI desde a cirurgia realizada no dia 01-07 deste mês para retirada de um tumor no fígado.
Um pouco de sua historia:
“Não são as coisas bonitas que marcam nossas vidas, mas sim as pessoas que tem o dom de jamais serem esquecidas!”
As montanhas da vida não existem apenas para que possamos chegar ao topo, mas para que possamos aprender o valor da escala, o respeito e a humildade para com o próximo e desta forma trilhar caminhos inatingíveis e recebem o dom de jamais sermos esquecidos em nossa terra natal e além fronteiras.
O Srº Chico Jovita é uma dessas pessoas com tamanho brilho e presença marcante que se torna impossível não ser notado onde quer que vá. Cheio de carisma, afeto, um jeito sertanejo diferenciado e seu dicionário Jovitês repleto de criatividade e humor, dificilmente passavam despercebido na caminhada da vida. Motivos esses, dentre tantos outros que o caracterizam, narram seus feitos, suas bondades, características estas que talvez não encontraremos mais em um ser humano.
Francisco Jovita Carneiro, nasceu no Povoado Pela Galo, atual bairro Castelo Branco, no dia 24 de setembro de 1954. O terceiro filho do casal José Jovita Carneiro e Francisca Jovita Carneiro, sendo o primeiro do sexo masculino e por sinal muito esperado. Irmão de Terezinha, Maria, Aldenora, Neusa, Ana Lúcia, Rosa, Raimundo, Luís, José Cláudio, Natal e Antônio.
No mesmo povoado iniciou sua vida escolar e por lá ficou até aos 14 anos, período em que seus pais decidiram mudar-se para a cidade de Esperantinópolis, mais precisamente para a Rua Costa e Silva ( na época era um grande sítio de propriedade do Senhor Zeca Jovita).
Aos 18 anos Chico Jovita foi morar na cidade de Caxias- MA, para concluir seus estudos no Colégio Diocesano São Luís de Gonzaga sob a direção da Irmã Zenir de Castro Alves, a dama de ferro da educação, até finalizar o ensino médio. Em Caxias residiu na Casa do Estudante do período de 1973 a 1979, período em que ocupou os cargos de Diretor de disciplina, tesoureiro e em 1979 foi o Presidente da casa. Foi vice-presidente do Grêmio Estudantil. Sempre com poder de liderança por onde passou ao longo de sua vida.
Em 1979 formou-se em Técnico em Contabilidade, retornando em seguida para a sua cidade natal e para colocar em prática o que aprendeu.
Jovem, idealista e visionário sempre viveu a frente de seu tempo, engajado em causas políticas e defendendo a democracia. Isso era o diferencial dos jovens das décadas de 1960 e 1970 que contagiavam as pessoas com o seu otimismo. Muitas vezes ele enxergava a oportunidade que ninguém mais enxergava.
Em 1980 montava o seu primeiro escritório contábil na cidade de Joselândia, localizado a Rua José Falcão no centro da cidade. Trabalhou como professor na rede estadual no Ginásio Bandeirantes e na rede particular no Colégio Cenecista Antônio Mendes Pereira ainda no município de Joselândia.
A década de 1980 foi de grandes emoções...Período em que conheceu a jovem Graça Mendes, com quem construiria uma linda família.
Em 16 de junho de 1983, nasce o filho primogênito do casal Frankson Mendes Carneiro Filho, sucessor político do pai e agropecuarista. No dia 23 de dezembro de 1984, nasce a Dr. Gracielle Mendes Carneiro Silva a segunda filha do casal e médica da família.
Seu Chico tinha muito orgulho de sua família, fazia questão de dizer a todos da nossa união...
Amava imensamente seus netos, Maria Clara, Francisco Jovita Carneiro Neto e Davi.
Sonhou tantas vezes com os netos formados e sempre dizia...Maria é pra operar as pessoas...Francisco é pra atender todo mundo da mesma forma...com humildade.
Seu legado é algo extraordinário, um ser humano incrível, único, um ser de luz, um anjo na terra.
Nós a sua família temos orgulho em saber que seu maior legado foi ajudar o próximo, foi amar, e nunca guardar mágoa de ninguém.
Amou intensamente esta terra, os amigos de uma vida...Se sentia mal só em pensar em sair daqui.
Foi vereador de 1989 a 1992, de 1993 a 1996 e de 2014 a 2016. Prefeito de 1997 a 2000, de 2001 a 2004, elegeu seu filho Frankson por duas vezes a vereador de 2009 a 2012 e 2017 a 2020 e por fim ainda elegeu sua nora Emanuely Carneiro.
Ele sempre falava que não tinha apenas dois filhos, mas , quatro, porque amava sua nora Emanuely e seu genro Moises como filhos.
Foi um grande político, líder nato...tinha fascínio pela multidão.. não gostava de ficar só...amava esta cercado por seus amigos e contar suas infinitas historias de suas vivencia politicas.
E como Ulysses Guimarães dizia:
“ Não são os cargos que dão lideranças. Os cargos tem um mandato certo. As lideranças, quando são lideranças, permanecem no tempo,”
Encerro esse pequeno texto com uma frase que ele amava dizer...
“ FAÇO POLÍTICA PORQUE AMO E PORQUE GOSTO!”
Emanuely Carneiro.
Comentários do Blogger
2 Comentários
Texto perfeito tudo isso é a personalidade dele ! Saudades eternas!
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluir