No mês de conscientização e prevenção ao suicídio, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), capacita coordenadores dos serviços de saúde mental da região de saúde de São Luís, com foco no Sistema de Saúde Mental (SISMENTAL). 


No último dia (12), os profissionais participaram da capacitação SISMENTAL, no Laboratório de Informática, na Escola de Governo do Maranhão (EGMA), em São Luís, que buscou ampliar a adesão ao sistema que qualifica as informações. 

“O SISMENTAL traça um perfil epidemiológico da população assistida, possibilitando um espelho das necessidades. A partir desses dados, são gerados relatórios oficiais qualificados para que os gestores possam se planejar e elaborar planos de ação, melhorado o atendimento ao usuário. Então, qualificar os profissionais é fundamental”, disse a chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental da SES, Isabelle Rêgo. 

Atualmente, o SISMENTAL está instalado em 81 municípios maranhenses que possuem Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e ambulatórios de saúde mental. O Sistema foi desenvolvido pela equipe da área de informática da própria SES, a partir da solicitação do Departamento de Atenção à Saúde Mental. A ferramenta inovadora foi apresentada ao Ministério da Saúde e Instituto Albert Einstein. 

Implantado há um mês no município de Trizidela do Vale, a coordenadora municipal de saúde mental, Joseane Fernandes, explica os benefícios do sistema. “Nossa cidade tem mais de 22 mil habitantes e possui um número alto de pessoas com transtornos mentais. [O sistema] É importante para que possamos nos planejar junto com o apoio da Secretaria. Trabalhávamos ainda com papéis, e hoje, com o sistema nós temos a capacidade de visualizar a necessidade de forma imediata e real”, avaliou. 

O gestor do programa SISMENTAL, Ronaldo Filho, explica a funcionalidade da ferramenta. “Ele é um Sistema informatizado capaz de registar o perfil epidemiológico de todos os pacientes atendidos na rede psicossocial do Maranhão, compreendendo tantos os serviços ofertados pelo Governo do Estado, como pelos municípios. Ele cadastra dados pessoais, perfil socioeconômico, etnia e clínico. De posse dessas informações, o prefeito tem um relatório da realidade do seu município e pode se planejar para saber como e onde investir. Além do planejamento, o sistema auxilia em uma gestão melhor de recursos”, esclareceu.

Para adquirir o SISMENTAL o município precisa ter serviços implantados e disponibilizar computador, internet e um digitador. A equipe da SES orienta a instalação e capacita a equipe e faz o monitoramento. Além da participação dos representantes da Região Metropolitana, também foram convidados coordenadores das cidades de Pinheiro e Trizidela do vale.



Comentários do Blogger

0 Comentários