Os alunos do curso Técnico de Vigilância em Saúde de Pedreiras, turma 2022.1, foram aprovados na 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi).

Com dedicação exemplar, os estudantes Marcos Vale, Domício Cruz, Keiliane Oliveira, Ronaldo Oliveira e Suelma Maria Menezes desenvolveram o projeto “@detonaaedes: combate ao Aedes aegypti através de mídia social no município de Pedreiras-MA”.

O objetivo do projeto dos alunos é de conscientizar e mobilizar a população sobre a prevenção das arboviroses e ao controle eficaz do Aedes aegypti, fornecendo orientações sobre o mosquito transmissor.

A Expoepi é um evento que promove a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais, pesquisadores e estudantes da área de vigilância em saúde, e será realizado no período de 6 a 10 de novembro, em Brasília.

Impacto na saúde pública do Estado

Desenvolver um projeto de combate ao Aedes aegypti por meio das mídias sociais em Pedreiras, no Maranhão, é de suma importância, já que os alunos da Uema têm a oportunidade de desempenhar um papel fundamental na conscientização da população local sobre os riscos desse mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

A utilização das mídias sociais oferece uma plataforma eficaz para disseminar informações, dicas de prevenção e alertas sobre focos do mosquito. Além disso, permite a interação direta com a comunidade, promovendo a participação ativa dos moradores na luta contra o Aedes aegypti.

O projeto dos estudantes não só promove o engajamento da população pela causa, mas também se cria uma abordagem inovadora para enfrentar um problema de saúde pública. Dessa forma, as ações de combate ao Aedes aegypti tem o potencial de alcançar um público mais amplo, aumentando a conscientização e contribuindo para a redução dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito.

Comentários do Blogger

0 Comentários