Programa Expedições de Turismo encerra 2023 com passagem pelo Polo Cocais
No Maranhão, o ponto forte do Polo Cocais é o turismo religioso. Para estimular esse segmento e criar novos roteiros integrados entre os municípios, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) realizou, no período de 2 a 6 de setembro, ações de qualificação profissional, mobilização de gestores municipais e visitas técnicas em Timon, Caxias, São João do Sóter, Pedreiras, Igarapé Grande, Lima Campos, Lago da Pedra e Bacabal.
Com este ciclo de ações, a Setur marcou o encerramento do programa Expedições de Turismo 2023, ano em que 64 cidades dos nove polos turísticos maranhenses receberam atividades voltadas ao desenvolvimento do segmento turístico.
Em se tratando de tradição religiosa, um dos destaques é o Festejo de São Francisco das Chagas, que ocorre neste mês de outubro. Segundo estimativa da prefeitura de São João do Sóter, são esperados cerca de 150 mil visitantes para celebrar o santo padroeiro da cidade. O público formado por fiéis vem de diversas cidades maranhenses e regiões do Brasil participar das romarias, missas e procissões para agradecer e pagar promessas.
O secretário de Turismo de São João do Sóter, Eduardo Rocha, agradeceu a parceria do Governo do Estado e destacou que o festejo é um importante evento de promoção e fortalecimento do turismo da cidade. “O festejo de São Francisco das Chagas é um dos mais importantes acontecimentos do calendário da região dos Cocais. Estamos consolidando um turismo contínuo na cidade e queremos desenvolver o setor com o apoio do Estado na nossa região”, afirmou o secretário.
Outra cidade que se destaca no segmento religioso é Igarapé Grande, com o festejo da padroeira Maria Imaculada Conceição. Durante o mês de dezembro, milhares de romeiros visitam o município localizado no médio Mearim para participar das celebrações em homenagem à padroeira da cidade.
Além da tradicional festa de Maria Imaculada Conceição, em Igarapé Grande, acontece o Festejo de Gonçalinha. Segundo relatos da população, a peregrinação existe há mais de cinco décadas e faz referência à Gonçalina Carreira da Silva, moradora do povoado de Santa Luzia, grávida de gêmeos, que foi assassinada pela amante do marido em 1937. Santificada pela população, a história de Gonçalinha emociona milhares de romeiros e fiéis que visitam o povoado em busca de milagres. No local em que Gonçalina foi morta ergueram uma capela, onde os fiéis acendem velas e depositam flores, fotos e cartas.
Pedreiras também apresenta grande potencial para o turismo religioso, com o tradicional festejo do padroeiro São Benedito. Todo mês de novembro, por dez dias, o município recebe mais de 100 mil fiéis que se reúnem na igreja que leva o nome do santo, numa atitude de fé e devoção.
Para a presidente da Instância de Governança Regional (IGR) do Polo Cocais, Polianne Sá, a vocação religiosa colabora com o desenvolvimento regional. "O Polo Cocais tem um enorme potencial dentro do turismo religioso, o que ganha força a cada ano. Milhares de pessoas visitam nossos municípios para vivenciar a experiência religiosa. A vinda de técnicos da Setur-MA, aqui para a região, nos deixa alegres e confiantes de que iremos desenvolver e impulsionar essa atividade", frisou Polianne Sá.
Saldo da Expedição Cocais
A Expedição de Turismo do Polo Cocais finalizou com 203 pessoas capacitadas nos cursos gratuitos de Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes, Técnicas de Comercialização e Vendas no Artesanato, Boas Práticas para Manipulação de Alimentos e Mídias Sociais para Promoção no Turismo.
Nas palestras do Programa “Mais Infância, Mais Turismo”, foram sensibilizados 494 estudantes. A atividade visa prevenir e combater a exploração sexual de crianças e adolescente no segmento turístico. Além das palestras, técnicos da Setur-MA percorreram estabelecimentos comerciais, entregando banners, adesivos e folders com orientações sobre o tema.
A equipe técnica do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) promoveu reuniões com 155 representantes municipais de turismo. Houve 36 visitas técnicas a atrativos turísticos com o objetivo de fazer um levantamento para criar roteiros integrados entre os municípios que compõem o Polo Cocais.
Por meio do Cadastur, foram visitados 54 empreendimentos turísticos para registrar ou renovar cadastros na plataforma.
“Fechamos com chave de ouro a última Expedição de Turismo do ano, no Polo Cocais, uma região bela e com grande potencial. Assim, o Programa que desenvolve inúmeras ações de melhorias para desenvolver a cadeia turística do Maranhão avança para a próxima etapa. Não iremos parar por aí. A Setur-MA segue com olhar atento para levar oportunidades a todos os cantos do Maranhão”, concluiu a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
Comentários do Blogger
0 Comentários