Sebrae capacita empreendedores para aproveitar o Carnaval no Maranhão
Mais de 500 empreendedores em três regiões do estado receberam capacitação para aproveitar a folia como oportunidade de ampliar vendas, em um circuito de capacitação variado e oportuno
Carnaval rima com folia e alegria! Mas quem disse que se trata só de festa, serpentina e confete? Para os empreendedores de pequenos negócios, a data é também sinônimo de oportunidades.
Em todo o Brasil, centenas de milhares de foliões já tomam conta das ruas, beco e vielas nos 26 estados e Distrito Federal. Oficialmente, o Carnaval começa neste sábado Gordo. A batida do samba, de marchinhas e dos hits do momento já soa forte nesses locais. Com toda essa gente nas ruas, o cenário para oportunidades de negócios é bastante promissor, principalmente nas áreas de turismo, comércio e serviços. E, se tem gente nas ruas, tem sim renda extra à vista.
De olho nesse cenário, no Maranhão o Sebrae invadiu a área da concentração do bloco dos empreendedores, levando conhecimento e orientação para ajudá-los a aproveitar a folia, fazendo negócios com todo gás.
Uma ação denominada Carnaval de Oportunidades levou para os empreendedores oficinas, palestras e cursos visando prepará-los para esse desafio;
No gingado da folia, quase 600 deles foram (e ainda estão) sendo capacitados. A ação ocorre nos municípios da área de abrangência das Unidades de Negócios de Lençóis - Munim, Caxias e Bacabal e fez o coração do empreendedor bater no ritmo da capacitação em áreas como finanças, precificação, marketing e vendas digitais, boas práticas de manipulação de alimentos e bebidas, vendas e atendimento, gestão de estoques e das compras, meios de pagamentos eletrônicos, gastronomia, gestão empresarial e mercado, entre outros.
São pessoas como Myllena Celeste da Silva, que trabalha há 2 anos no ramo da confeitaria e diz que a palestra trouxe informações importantes para o seu trabalho. Myllena integra o grupo de empreendedores capacitados na região Médio Mearim. Pelo menos 100 deles participaram da palestra “Atendimento e boas práticas de manipulação de alimentos”, ofertada pelo Sebrae Maranhão e entenderam a importância do bom atendimento e dos cuidados com a higiene e manipulação de alimentos e bebidas para garantir a segurança do cliente.
“A palestra foi muito importante para nós porque trouxe dicas valiosas sobre a maneira de nos comunicarmos bem com os nossos clientes, como cuidar dos nossos produtos adequadamente e sobre como adotar técnicas de segurança durante as vendas para evitar que a gente sofra com golpes. No período do carnaval, o fluxo de pessoas é muito grande, então, foi muito bacana participar para gente tomar mais cuidado”, afirma a empreendedora.
Capacitação gerando oportunidades
Na região dos Lençóis Munim, empreendedores dos municípios de Barreirinhas, Bacabeira, Humberto de Campos, Cantanhede, Icatu, Primeira Cruz, Presidente Juscelino, Rosário e Santa Rita receberam capacitação do Sebrae por meio de oficinas e palestras nas áreas de vendas, marketing, presença digital, precificação em uma ação chamada Carnaval de Oportunidades. Lá, são mais de 300 empreendedores preparados para potencializar suas chances de faturar mais neste período.
Nos municípios de Presidente Juscelino, Rosário e Bacabal também estão sendo realizadas capacitações nas áreas de marketing criativo, oportunidades de negócios (mercado), gastronomia, atendimento ao cliente, gestão empresarial, turismo e tecnologia.
Já em Codó, Coroatá, Coelho Neto, São João do Sóter e Timbiras, 157 empreendedores foram preparados pelo Sebrae para fortalecer habilidades competitivas. Com o couro comendo nas ruas, a expectativa é de um movimento de vendas entre 30% e 40% superior aos dias normais.
“O Sebrae entende que capacitar os empreendedores para aproveitar datas como o Carnaval é mais que garantir que tenham boas vendas. Realizamos capacitações que giram em torno do bom atendimento ao público, precificação correta dos produtos, manipulação e conservação dos produtos, marketing, gestão, por exemplo. O objetivo é dar ferramentas para que o empreendedor tenha de fato sucesso nos negócios, que fature mais e faça suas vendas com segurança, conquiste novos clientes e expanda os seus negócios. Não é só capacitar, é preparar o empreendedor para trilhar o caminho do sucesso”, afirma Hudson Rondeau, gestor de Projetos da Unidade de Negócios do Sebrae Bacabal.
Comentários do Blogger
0 Comentários