Comunidade da aldeia Escalvado aprova escola indígena entregue em Fernando Falcão
A comunidade da aldeia Escalvado, no município de Fernando Falcão, comemorou a entrega da maior escola indígena do estado e que será uma referência para um novo modelo de prédios escolares em território indígena no Maranhão. O Centro de Educação Escolar Indígena Raimundo Roberto Kapêrtyc Canela foi entregue na última sexta-feira (19), pela gestão estadual, como parte das comemorações pelo Dia dos Povos Indígenas.
Ari Canela é professor e falou com entusiasmo do centro de educação entregue pelo Governo do Estado. Para ele, saber que a estrutura chegará a mais territórios indígenas é motivo de alegria e satisfação.
“Muito bom receber uma escola nova que a gente esperava ao longo do tempo e o governo nos ouviu e trouxe a escola. Agora as nossas crianças terão uma aprendizagem muito boa. A gente espera que melhore mais a nossa educação, não só na aldeia Escalvado, mas de modo geral onde existem povos indígenas no Maranhão”, comentou.
O cacique da aldeia Escalvado, Iramar Preaká Canela, agradeceu o empenho da gestão estadual em transformar em realidade um sonho antigo da comunidade.
“É uma imensa honra receber uma nova escola, uma escola digna com 12 salas. É a primeira vez que recebemos uma escola assim. Eu estou muito feliz e toda a comunidade, todos estão muito felizes em receber essa nova escola”, afirmou.
Para a artesã indígena Graciana Canela, o novo espaço já representa mudança para os filhos dela, que agora poderão estudar com toda a estrutura que precisam.
“É com o maior prazer e muito orgulho que vamos ter essa escola. Como indígenas, essa foi a maior luta que tivemos e agradeço ao governador Carlos Brandão e ao vice-governador Felipe Camarão, pois através deles conseguimos a nossa escola. Se não fosse pelo trabalho deles, não haveria essa oportunidade”, relatou.
O professor indígena Ricardo Canela atestou a diferença que será gerada com o novo espaço para ensino dos alunos da aldeia e o quanto isso era esperado pelos educadores.
“É uma felicidade para mim e para o meu povo. Essa escola com certeza vai dar muito suporte para os nossos alunos, pois antigamente não tínhamos uma escola assim, era muito pequena e não dava a qualidade que queríamos para os estudantes. Agora vai melhorar muito”, argumentou.
O Centro de Educação Escolar Indígena Raimundo Roberto Kapêrtyc Canela possui capacidade para atender mil estudantes, proporcionando um espaço digno e toda estrutura para um ensino de qualidade. O prédio conta com 12 salas de aula, sala de multimeios, sala para atividades e atendimento pedagógico, laboratório, biblioteca, auditório, dentre outros espaços
Comentários do Blogger
0 Comentários