Caravana da Cidadania beneficia 520 pessoas em São Pedro dos Crentes
A ação social, organizada pelo juiz Douglas de Melo, titular da 4ª Vara de Balsas e coordenador do CEJUSC, atendeu 203 pessoas da zona rural-
A “Caravana da Cidadania”, realizada pelo 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Judiciário de Balsas e órgãos parceiros, beneficiou cerca de 520 pessoas com serviços gratuitos durante o dia 22 de novembro, na sede da Prefeitura de São Pedro dos Crentes.
A ação social, organizada pelo juiz Douglas de Melo, titular da 4ª Vara de Balsas e coordenador do CEJUSC, atendeu pessoas da zona rural e urbanaque estavam em busca de atendimento em diversas áreas, prestados pelas equipes dos órgãos públicos e privados parceiros.
Na área de saúde, foram realizados 203 atendimentos, com exames de próstata, ultrassom, vacinas, testes rápidos e mais 57 atendimentos com oftalmologista. Na área de assistência social, foram 32 atendimentos com psicólogo e assistente social.
ATENDIMENTOS
A Defensoria Pública prestou 24 atendimentos, com orientação jurídica e pedidos de medida protetiva de urgência e o serviço extrajudicial do Cartório do Ofício Único de São Pedro dos Crentes facilitou emitir a segunda via de registro civil.
O Detran realizou 18 atendimentos de emissão de débitos, renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), transferência de propriedade e documentação de veículos, dentre outros. O Instituto de identificação do Maranhão (IDENT) emitiu 200 documentos de Registro Geral e a polícia civil recebeu boletins de ocorrência.
A empresa Equatorial, parceira institucional, informou 18 atendimentos para troca de lâmpadas, cadastro de tarifa social, cadastro de energia em dia, ligação nova, também gratuitamente.
ACESSO PLENO À JUSTIÇA
Segundo informações da organização do projeto, a Caravana da Cidadania evita o isolamento das comunidades em relação aos serviços públicos, “efetivando, de modo concreto, o acesso pleno à Justiça e à Cidadania, fortalecendo a garantia dos direitos humanos e atendendo as necessidades coletivas da população.”
A Caravana da Cidadania é realizada todo ano pelo Judiciário, em parceria com Ministério Público, Defensoria Pública, Vara do Trabalho, Cartório de Registro Civil, Viva/Procon, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretarias Municipal de Assistência Social e Saúde, Conselho Tutelar, Secretaria de Segurança Pública, Equatorial, Cruz Vermelha e Unibalsas.
Comentários do Blogger
0 Comentários